top of page

10 dicas para desenhar um logo apelativo


Os logotipos são muito importantes. Eles podem ser difíceis de projetar, mas são uma obrigação para qualquer marca de negócios ou até mesmo para uma marca pessoal. Seu logotipo deve explicar quem é você é e o que você faz, por que e como você faz isso. É um trabalho pesado para um pequeno elemento gráfico, não acha?

Não se preocupe, eu o ajudarei com um conjunto de dicas de design de logotipo, truques e orientações de uma verdadeira designer (ou seja, eu). Seja você um novato ou se precisa de uma atualização, siga estas dicas e truques que o ajudarão a criar um logotipo realmente bom hoje mesmo.
Um bom logotipo deve:
Ser atraente
Ser atemporal
Ser memorável
Funcionar bem em tamanho grande ou pequeno
Englobar a vibração da sua marca

Mas o que é a vibração da marca e como eu encontro a minha?

A vibração de uma marca é como você quer que sua marca faça as pessoas se sentirem. Às vezes, isso pode ser chamado de personalidade da marca. Ela deve ser consistente através de todo o seu conteúdo também e claramente definido nas diretrizes da sua marca.
Assim como queremos que nossos escritórios de advocacia pareçam dignos de confiança e respeitáveis, queremos que nossos professores de yoga pareçam calmos e gentis e que nossos organizadores de festas pareçam organizados e divertidos.
Tudo bem até agora?
Após descobrir a vibração da sua marca, o processo de criação do logotipo fica 100 vezes mais fácil* (*não comprovado cientificamente). Passe cinco minutos escrevendo algumas palavras que abrangem como você quer que sua marca faça as pessoas se sentirem. Conseguiu? Bom, agora você já pode passar para as dicas de design de logotipo.

Saiba mais sobre marcas:

As 10 melhores dicas e truques de design de logotipo:

Uma imagem vale mais que mil palavras
Use o espaço vazio para manter seu design de logotipo limpo
Use formas para pensar tradicionalmente
Imagine seu logotipo “in situ”
A cor é fundamental para um bom design
Seja literal em seu logotipo
Transmita credibilidade com seu logotipo
Crie saliência visual com um toque de cor
Não tente reinventar a roda ao projetar seu logotipo
Não tenha medo de alterar a roda
Pronto para começar? Confira as 10 melhores dicas e truques de design de logotipo abaixo:
1. Uma imagem vale mais que mil palavras

Um logotipo é uma representação visual da sua marca, então por que dizer às pessoas algo que você pode simplesmente mostrar? Use ícones simples para comunicar quem você é.
Lembra-se da vibração da marca que falamos anteriormente? O uso do avião e do sol aqui me deixa animado e me faz lembrar de férias quentes e ensolaradas.
Os trocadilhos visuais também são os melhores amigos dos designers – aqui, a Frost Bites criou uma “mordida” peculiar para mostrar que eles são uma empresa de alimentos. Isso é facilmente alcançado pela sobreposição de dois círculos da mesma cor como plano de fundo.

2. Use o espaço vazio para manter seu design de logotipo limpo
Coco Chanel disse uma vez: “Antes de sair de casa, olhe no espelho e tire uma coisa”. O mesmo se aplica ao design.
Tenha certeza de que as pessoas possam ler seu logotipo à distância ou quando ele estiver muito pequeno mantendo-o “limpo” (o designer diria “com muito espaço em branco”). Aqui podemos ver como o Savant Yoga utilizou o espaço em branco para invocar uma sensação de calma.

3. Use formas para pensar tradicionalmente

As formas são uma ótima maneira de dar destaque ao seu logotipo. Neste exemplo de um escritório de advocacia, o nome da empresa foi colocado dentro de caixas para uma aparência profissional.
Isso também ajuda na criação de uma marca multiplataforma, pois o logotipo “encaixotado” funciona bem digitalmente, bem como em papel timbrado, apresentações e itens de merchandising, como canetas ou cartões.

4. Imagine seu logotipo “in situ”

Ao projetar seu logotipo, não se esqueça de pensar nos usos pretendidos – você quer usá-lo em um uniforme ou será apenas para o seu site? Você pode usar um gerador de modelos para ver como seu logotipo ficará aplicado em vários locais.
Também é bom pensar em como você se promoverá ao criar um logotipo. Se quiser fazer muito “networking”, crie um logotipo que fique bem em cartões de visita. Este logotipo em coral da Bird View Photography é organizado de maneira horizontal e ficaria ótimo em um cartão.

5. A cor é fundamental para um bom design de logotipo

Um visual monocromático nem sempre significa preto e branco! Às vezes, preto e branco pode ser desagradável aos nossos olhos, especialmente se estamos tentando criar um sentimento zen. Você pode usar vários tons da mesma cor para criar contrastes sutis no logotipo.
Ao usar vários tons de rosa, a Serenity criou um logotipo que é muito relaxante, próximo ao que um spa deveria ser.

6. Seja literal com seu logotipo

Então o nome da sua marca é Electric Box Productions? Você já pensou em colocar eletricidade dentro de uma caixa? Às vezes, é simples assim.
Se o seu nome é uma coisa, faça disso o seu logotipo. Não tenha medo de ir pelo caminho óbvio, há uma razão pela qual o logotipo da Apple é, bem, uma maçã.
Observe que algumas marcas tiveram que se proteger de concorrentes que infringiram sua marca registrada porque as palavras em seus logotipos não foram traduzidas para os idiomas locais ou os logotipos literalmente retrataram algo que não foi traduzido.
Por exemplo, a Jordan Winery, localizada na África do Sul, usava uma imagem de um camaleão em seus logotipos. A empresa processou um dos concorrentes, Lovane, por exibir as imagens de camaleões em suas mercadorias.
O problema era que a palavra “uluvane” significava “camaleão” em uma das línguas locais do país, o que poderia criar associações entre as duas marcas. Muito tempo foi desperdiçado no tribunal e muitos dólares pagos em honorários legais, o que poderia ter sido evitado se a Jordan Winery tivesse usado a tradução de marcas registradas para proteger sua marca.
7. Transmita credibilidade com seu logotipo

Seja literal, mas garanta que o logotipo se adapte à sua organização. Algumas empresas, como organizações sem fins lucrativos, exigem um nível de seriedade que uma empresa de produção ou uma sorveteria podem ignorar.
Pergunte-se: se eu visse este logotipo pela primeira vez, confiaria nesta empresa? Aqui a Helping Hands conseguiu criar um logotipo que é respeitável e usa “mãos”, termo presente no nome da marca. As cores suaves e as fontes com serifa são essenciais e evitam que o logotipo fique divertido demais.
Uma fonte pode ajudá-lo a criar o logotipo certo. Por sorte, a Venngage tem uma enorme biblioteca de fontes (recentemente adicionamos 40 novas!) e temos até postagens sobre a psicologia das fontes para ensinar a usá-las com sucesso.
8. Crie saliência visual com um toque de cor

No design, chamamos isso de “saliência visual”. É um ótimo termo para usar em conversas casuais e impressionar seus amigos designers e também uma ótima maneira de criar um logotipo impactante.

9. Não tente reinventar a roda ao projetar seu logotipo

Se funcionar, funciona. Às vezes, sua padaria precisa apenas de um logotipo com trigo. Se achar que está certo, então vá em frente. Dê uma olhada em seus concorrentes e veja como são seus logotipos – há temas ou cores comuns?

10. Não tenha medo de alterar a roda

Não há problema em ser ousado e experimentar coisas novas. Use padrões, formas sobrepostas e cores contrastantes para criar um logotipo moderno. O “C” em camadas sobre o semicírculo ajuda a elevar esse design para o próximo nível e o azul e o roxo contrastantes nos dizem que essa empresa é ousada e inovadora.
Caso tenha outras dicas de design de logotipo ou apenas queira compartilhar seu processo, deixe um comentário abaixo!


8 visualizações1 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page